Serviços

Loteamentos e Bairros Planejados

A elaboração de projetos de loteamentos deve ser resultado da aplicação de técnicas próprias, legais, racionais e com o mínimo de intervenções ao meio ambiente.

A nossa proposta é sempre criar um local próprio e único, com as características pertinentes e necessárias para um público específico que irá usufruir os espaços resultantes do respectivo parcelamento, visando idealizar um lugar ideal para se morar, trabalhar e se divertir.

Segue abaixo as etapas de um projeto de loteamento:

Estudos preliminares

Os estudos preliminares predefinem a ocupação da gleba em relação aos usos a serem adotados, às respectivas dimensões, ao relevo, aos aspectos da vizinhança, aos relatórios ambientais específicos, entre outros, aliados às exigências constantes nas legislações pertinentes e nas restrições urbanísticas previamente fornecidas pelos poderes públicos competentes.

Tais estudos são complementados pela composição digital, acima exposta, que permite a visualização da área através de um levantamento planialtimétrico previamente executado, sobreposto a uma imagem aerofotogramétrica.

Estudos complementares

Os estudos complementares auxiliam a criação de um projeto técnico e economicamente viável. A modelagem digital aliada aos estudos preliminares permite melhor visualização, propiciando baixa intervenção no relevo, manutenção das áreas de preservação permanente e das respectivas vegetação existentes, assim como um planejamento adequado para o escoamento das águas pluviais e a criação racional do sistema viário sobre o terreno, eliminando eventuais cortes e aterros desnecessários.

Planejamento geral básico

Nesta etapa consolidamos o projeto através da criação gráfica, finalizando em um estudo de massas, no qual apresentamos um resumo do projeto final, com um desenho urbano que tem como objetivo demonstrar toda nossa experiência, sempre respeitando as exigências legais.

Masterplan

O objetivo do Masterplan é obter uma definição da proposta do projeto global, em todos os aspectos significativos, implantação, programa, arquitetura, urbanização e paisagem, que permita a compreensão do produto final e sua apresentação pública. O Masterplan se estrutura com um guia para o projeto relacionando os conceitos e tipos de ações que permitirão a aplicação das soluções já definidas para o conjunto da comunidade criada, preservando sempre a manutenção da coerência, unidade e identidade do produto em sinergia com o entorno.

Conceitos próprios de sustentabilidade são utilizados, de maneira que todos os espaços recebam usos predeterminados e específicos, priorizando os pedestres, mas não esquecendo a ocorrência de tráfego de veículos.

Para uma fácil visualização é importante observar nas legendas expostas no zoneamento adotado, destacando os lotes com destinações específicas, tais como prestadores de serviços, comerciais, institucionais e residenciais (unifamiliares e multifamiliares), assim como a idealização dos espaços verdes para contemplação e lazer.

Projeto de Edificações

Esta etapa auxilia a consolidação do projeto do loteamento através da criação de modelos sugestivos de projetos arquitetônicos das edificações, com o objetivo de indicar e assegurar as restrições convencionais do loteamento, que irão traduzir as condições do planejamento geral básico adotado.

As restrições convencionais do loteamento determinam as características de ocupação e uso do solo, com indicação precisa e específica no que diz respeito aos recuos, gabaritos, utilização/usos, quantidade de construção permitida etc.